Centro de Documentação

O domínio das Ciências da Vida está em constante expansão, muitas vezes em direções inesperadas, surpreendentes até. É importante que a Ética não se limite a constatar o progresso científico e tecnológico mas que lhe acompanhe o passo, de tal modo que a reflexão ética e moral não seja meramente reativa, mas coadjuvante e até prospetiva.

A Ética como parceira do progresso assume ainda maior relevância relativamente a áreas que parecem exigir extraordinária prudência, num tempo de imparável progresso tecnológico. Este e outros progressos são fonte de novos poderes e oferecem a possibilidade de profundas mudanças. Terão inevitável impacto nas gerações futuras e irão repercutir-se sobre o indivíduo, as famílias, as sociedades e o meio ambiente, e afetarão os enquadramentos psicológicos, jurídicos, filosóficos e espirituais da humanidade.

 

Working Papers - 01 Suicídio Ajudado e Eutanásia

No contexto da pesquisa e elaboração sobre as temáticas de suicídio ajudado e morte provocada a pedido [eutanásia ativa e direta], prévias à preparação de relatórios e pareceres relativos a iniciativas legislativas concretas, entendeu-se desenvolver análise e reflexão sobre a terminologia e uma sistemática de argumentos, que constam assim em documento próprio, no formato de «working paper», podendo servir de base/texto em diferentes situações concretas.

Descarregar Documento: Working Papers - 01 Suicídio Ajudado e Eutanásia

Integridade na Investigação Científica - Recomendação

A integridade científica constitui-se como um princípio ético a observar em toda a investigação. Os comportamentos reprováveis em ciência não são um fenómeno do nosso tempo. No entanto, a verdade é que há hoje um elevado nível de intolerância em relação a estas práticas, cujo escrutínio é muito mais rigoroso.

Nas palavras de João Lobo Antunes, a ciência “não produz apenas conhecimento e elucidação, e se é verdade que “cientificamente” se tornou, para todos os efeitos, uma forma de louvor epistémico que significa “forte, confiável, seguro”, tal exaltação animou também a sua vulnerabilidade; a ciência como falível, imperfeita, por vezes corrupta.”

Descarregar Documento: Integridade na Investigação Científica - Recomendação

Acesso a Água: implicações éticas de um direito fundamental

Questões contemporâneas em Bioética

O CNECV pretende, com estas publicações, dar mais um passo no seu compromisso de abertura à sociedade e contribuir para um debate aberto, esclarecido e informado acerca do que convém a uma vida realizada em instituições justas, cooperantes e solidárias.

A escolha do primeiro tema recaiu sobre o acesso à água, no realçar de um princípio de justiça na distribuição deste recurso escasso, mas também no reconhecimento de que a relação dos seres humanos com o ambiente tem uma dimensão moral que vai para além de uma visão meramente utilitária de um bem apropriável.

Ao refletir sobre a relação responsável do ser humano com a biosfera, o CNECV que assinala também a sua abertura a novas temáticas, que afinal são um regresso à origem da Bioética como uma verdadeira “ciência da sobrevivência”.

Bioética

Questões Contemporâneas | 1

Descarregar Documento: Acesso a Água: implicações éticas de um direito fundamental