Apresentação do Livro Branco sobre Inteligência Artificial | Assembleia da República | 7 de maio
O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida apresentou no dia 7 de maio, na Assembleia da República, o Livro Branco "Inteligência Artificial (IA): inquietações sociais, propostas éticas e orientações políticas".
GALERIA DE FOTOS
A sessão, presidida pelo Presidente da Assembleia da República, contou com as intervenções dos elementos do Grupo de Trabalho do CNECV dedicado à IA: Rui Nunes apresentou e contextualizou o tema e trabalho desenvolvidos, Miguel Ricou enquadrou o envolvimento dos diferentes profissionais de saúde e Inês Godinho traçou a relação da reflexão do Conselho com o recentemente aprovado Regulamento Europeu relativo à Inteligência Artificial (AI Act). Maria do Céu Patrão Neves, Presidente do CNECV e membro do grupo de trabalho, sintetizou as principais orientações programáticas do CNECV relativamente ao uso responsável da IA nos diversos setores da saúde e da investigação biomédica.
Seguiu-se um espaço de debate sobre esta reflexão ética dirigida ao poder público, profissionais de saúde e sociedade civil.