In Vitro Gametogenesis: CNECV participa no Ethics and Policy Workshop na Holanda
O CNECV foi convidado para colaborar com o grupo The Future of Human Reproduction, um grupo de investigação interdisciplinar das Universidades de Lancaster e Sheffield. Neste âmbito, a Conselheira Margarida Silvestre deslocou-se a Leiden, na Holanda, para participação no simpósio In Vitro Gametogenesis - Ethics and Policy Workshop, que decorreu nos dias 3 e 4 de junho. Na sua intervenção, a médica e professora universitária fez uma breve apresentação evolução legislativa da Procriação Medicamente Assistida em Portugal, com particular ênfase na investigação com gâmetas e embriões.
O simpósio teve como principal objetivo debater as implicações éticas, regulatórias e políticas levantadas pela In Vitro Gametogenesis, ou seja, a criação de óvulos e espermatozoides humanos in vitro, derivados de células-tronco somáticas ou embrionárias (também denominadas gametas “artificiais” ou “sintéticos”). Uma das grandes metas do encontro foi também desenvolver uma rede internacional para apoiar a análise bioética e uma discussão política mais informada sobre o tema, na sequência do projeto prévio sobre In Vitro Gametogenesis, realizado pela equipa The Future of Human Reproduction, em colaboração com o Nuffield Council on Bioethics.
No balanço da iniciativa, expressou-se a necessidade de mais trabalho nesta área e o prosseguimento das reuniões online e presenciais, entre os vários especialistas internacionais. Como iniciativa futura espera-se a elaboração de uma declaração conjunta ou outra publicação, apresentando questões a serem consideradas pelos órgãos de bioética, políticos e/ou reguladores.