Nota de Pesar pelo membro do Conselho, o Professor Esperança Pina.

É com enorme pesar que damos conta do falecimento do Professor Doutor José António Rebocho Esperança Pina, membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Professor jubilado de Anatomia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, entre cargos de destaque exercidos, o Professor Doutor José Esperança Pina foi Presidente da Comissão Instaladora da Faculdade de Ciências Médicas, Reitor da Universidade Nova de Lisboa, Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e Membro do Conselho Nacional de Deontologia e Ética da Ordem dos Médicos,  tendo sido Relator do Código Deontológico (2005-2008). Era Membro Efetivo da Academia das Ciências de Lisboa e Membro da Academia Portuguesa de Medicina.

A intervenção do Professor Doutor José Esperança Pina nos primeiro, segundo e quinto mandatos do CNECV assinalou quinze anos de participação empenhada no Conselho, contribuindo para a reflexão sobre matérias de particular sensibilidade. 

O CNECV presta sentida homenagem à figura do académico ilustre, que serviu o Conselho como participante ativo na reflexão bioética em Portugal.