
Sessão Pública de Apresentação do Relatório sobre o Estado da Aplicação das Novas Tecnologias: Neurotecnologias
A Sessão Pública de Apresentação do Relatório sobre o Estado da Aplicação das Novas Tecnologias: Neurotecnologias decorreu no dia 20 de fevereiro de 2025, no Auditório do Colégio da Trindade da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. GALERIA DE FOTOGRAFIAS e GRAVAÇÃO VÍDEO
Numa época de grandes revoluções tecnológicas, este tema e as suas potenciais implicações éticas assumem especial relevância. Apesar dos avanços das últimas décadas, o cérebro humano é ainda um mistério. As neurotecnologias destacam-se entre as tecnologias emergentes com possibilidade de provocar transformações significativas na sociedade. A regulamentação desta área que combina neurociência e tecnologia torna-se progressivamente uma necessidade urgente.
As neurotecnologias representam hoje um campo interdisciplinar que procura compreender e interagir com o cérebro através de ferramentas tecnológicas, com aplicações que podem ajudar no diagnóstico de doenças, mas também influenciar o pensamento e a consciência humana, abrindo caminho para novas formas de controlo.
O evento contou com uma fase de debate com o público, na qual um grupo de jovens colocaram questões e traçaram novas perspetivas, esperando-se que o relatório possa ser enriquecido com as contribuições que irão resultar da sessão pública.
Certificados de participação por solicitação à organização após o evento.
Intervenientes na Mesa-Redonda
Cristina Marquez
Doutorada em Neurociências pela Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha). É Investigadora Coordenadora no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra onde é líder do Grupo de Investigação Circuitos Neuronais do Comportamento Social do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra. Entre 2016 e 2022 foi investigadora principal no Instituto de Neurociências de Alicante, Espanha. Fez vários programas de pós doutoramento de investigação no Programa Champalimaud de Neurociências (Portugal), na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) e no Brain Mind Institute da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suiça).
Gonçalo Santos
Professor auxiliar de Antropologia social-cultural no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Investigador Integrado no Centro de Investigação em Antropologia a Saúde (CIAS) onde coordena o grupo de pesquisa sobre “Tecnociência, Sociedade e Ambiente.” Foi professor e investigador de antropologia na London School of Economics and Political Science no Reino Unido, no Instituto Max Planck de Antropologia Social na Alemanha, e na Universidade de Hong Kong. A sua pesquisa explora novas abordagens críticas a questões de modernidade, desenvolvimento, e transformação social, moral, e tecnológica na China contemporânea.

Joana Carvalho
Doutorada em Neurociências Computacionais, pela Universidade Groningen, Países Baixos. Licenciada em Engenharia Biomédica e Biofísica, pela Universidade de Lisboa. Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC e Membro do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitiva e Comportamental da Universidade de Coimbra (CINEICC).
Miguel Castelo-Branco
Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Coordenador científico do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra (UC). Foi Professor de Psicologia em 2000 na Universidade de Maastricht, Holanda, onde é atualmente Professor Afiliado. Anteriormente, foi bolseiro de pós-doutoramento no Max-Planck-Institute for Brain Research, Alemanha, onde também realizou o seu trabalho de doutoramento (1994-1999). Ganhou o Grande Prémio Bial de Medicina em 2009 e o Prémio Bial de Medicina Clínica em 2022 pelo trabalho de Investigação Clínica no Autismo, tendo sido em 2011, distinguido como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Ganhou ainda o Prémio Obstbaum, da Academia Americana de Oftalmologia, bem como o prémio FLAD Life Sciences pelos estudos na área do Neurodesenvolvimento e 2 prémios Pfizer, entre outras distinções. É Diretor do Instituto de Investigação CIBIT e coordenador da Rede Nacional de Imagiologia Cerebral e investigador responsável de vários projetos nacionais e europeus, com enfoque na investigação em translação envolvendo ensaios clínicos de dispositivos médicos cerebrais na área do Neurodesenvolvimento. É Vice-Presidente da Associação de Autismo APPDA-Coimbra e tem experiência empresarial.
Jovens participantes no debate:

Eduardo Figueiredo é Assistente Convidado da Secção de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Licenciado em Direito (2017) e Mestre em Ciências Jurídico-Políticas, com Menção em Direito Constitucional (2019), pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Atualmente, é doutorando em Direito Público na mesma instituição.

Leonel Guerra é estudante da Licenciatura em Farmácia Biomédica na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, onde representa o 3.º ano. É dirigente associativo no Núcleo de Estudantes de Farmácia da AAC (NEF/AAC) e membro do Conselho Pedagógico.

Lucas Chambel é Communications and Government Affairs Manager na GSK, Presidente da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos e membro da Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa e frequenta um programa pós-graduado em Comunicação e Marketing Político no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP).

Marta Seabra é finalista da Licenciatura em Biologia pela Universidade de Coimbra, tendo vindo a desenvolver experiência extracurricular na área da Neurogenética e Neurociências.