Notícias

20-03-2023

Ciclo de Primavera 2023 de “Uma Questão de Ética” dedicado à Saúde Mental

Teve início no passado dia 16 de março, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, mais um Ciclo de Debates “Uma questão de Ética”, organizado pelo CNECV e pelo Programa Ciência Viva. O Ciclo de Primavera de 2023 é dedicado ao Cérebro e Saúde Mental, com especial enfoque nas faixas etárias mais jovens, num mundo pós-pandémico, em cada vez mais rápida mudança.


“O Cérebro e o Digital” foi o mote da primeira sessão, debatido por um painel de especialistas em que intervieram: Sofia Paulino, médica psiquiatra, especialista no Departamento de Psiquiatria do Hospital de Cascais, sobre a questão “Estou viciado no Instagram e agora?”; Sónia Seixas, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Santarém e com a especialidade de Psicologia Pedagógica, sobre “Bullying no ciberespaço”; e Luís Madeira, médico psiquiatra, Professor Auxiliar de Ética e Deontologia médica e de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Conselheiro do CNECV, com “O digital é pior ou melhor do que o nosso mundo antes?”. A moderação ficou a cargo de Paula Pinto de Freitas, médica, especialista em Psiquiatria e Saúde Mental da Criança e do Adolescente e Conselheira do CNECV compound bows.


O debate contou também com a intervenção de alunos do ensino secundário e superior, que assumiram o papel de “provocadores” e colocaram questões de forma a estimular a discussão, juntamente com os comentários e intervenções do público presente e a assistir remotamente.


Reveja aqui a primeira sessão.


O próximo encontro terá no dia 20 de abril, sendo dedicado ao tema “Os animais e a saúde mental”.

A entrada nos encontros “Uma questão de Ética” é livre, com inscrição para gestão do espaço. Os participantes poderão solicitar o seu certificado de participação por email para eventos@cnecv.pt.

Agência Digital