CNECV prepara Encontro dos Conselhos de Ética do Mediterrânico em Lisboa
Lisboa vai receber, em dezembro de 2026, o Encontro Informal dos Conselhos de Ética do Mediterrânico, uma iniciativa que reunirá representantes de organismos nacionais de ética de onze países da região, bem como da Comissão Europeia, para debater desafios éticos comuns e reforçar a cooperação entre instituições.
Os preparativos para este encontro estiveram em destaque na reunião de trabalho realizada online no dia 30 de junho entre o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) e a Anna Lindh Foundation (ALF), representada por Alessandro Giovanni Lamonica, Gestor de Políticas Públicas, e Dalia Abushady, Investigadora de Políticas Públicas.
O encontro reunirá representantes dos Conselhos e organismos nacionais de ética de Portugal, Espanha, França, Itália, Marrocos, Tunísia, Chipre, Egito, Grécia, Jordânia e Líbano, promovendo um espaço de cooperação e reflexão sobre desafios éticos comuns à região mediterrânica. A iniciativa contará ainda com representantes da Comissão Europeia, reforçando a sua dimensão internacional.
A escolha de Lisboa para receber este encontro representa um reconhecimento do trabalho que o CNECV tem vindo a desenvolver na promoção da cooperação internacional em ética e bioética e do seu contributo para o fortalecimento das redes de diálogo entre instituições dedicadas à reflexão ética.

O Encontro dos Conselhos de Ética do Mediterrânico dará continuidade ao processo iniciado em 2025 e consolidado através do Grupo de Trabalho Informal dos Organismos de Ética do Mediterrânico (IWG-Med), plataforma que reúne representantes de diferentes organismos nacionais de ética da região com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências, identificar prioridades comuns e desenvolver posições conjuntas sobre desafios éticos emergentes.
A iniciativa integra igualmente a realização da 1.ª Reunião Presencial do Grupo de Trabalho Informal dos Organismos de Ética do Mediterrânico (IWG-Med), reforçando o papel de Portugal na promoção do diálogo ético no espaço mediterrânico.
Ao realizar este encontro internacional em Lisboa, o CNECV reforça a sua afirmação como plataforma de diálogo entre instituições de ética, contribuindo para a construção de respostas conjuntas aos desafios científicos, tecnológicos e sociais que marcam a região mediterrânica.



