Notícias

28-07-2026

Encontro dos Conselhos de Ética do Mediterrânico: sessão pública vai decorrer a 10 de dezembro em Lisboa

A estrutura do programa do Encontro dos Conselhos de Ética do Mediterrânico, que terá lugar em Lisboa nos dias 10 e 11 de dezembro de 2026, esteve em destaque na reunião de trabalho realizada a 23 de julho entre a Presidente do CNECV, Maria do Céu Patrão Neves, e Dalia Abushady,  representante do Grupo de Ética dos Países do Mediterrâneo da Anna Lindh Foundation. 

O programa prevê a realização, na manhã do dia 10 de dezembro, de uma sessão pública dedicada à reflexão sobre os desafios éticos comuns ao espaço euro-mediterrânico e ao contributo da ética para as políticas públicas.

Durante a tarde de 10 de dezembro e a manhã do dia seguinte decorrerá o 3.º Diálogo Informal dos Conselhos de Ética do Mediterrânico, reunindo representantes dos organismos nacionais de ética dos países participantes para promover o intercâmbio de experiências, a partilha de boas práticas e o reforço da cooperação regional.

Na tarde de 11 de dezembro realizar-se-á a primeira reunião presencial do Informal Working Group of Mediterranean Ethics Bodies (IWG-Med), reservada aos membros deste grupo de trabalho, do qual Portugal faz parte desde a sua criação.

O encontro reunirá representantes dos organismos nacionais de ética de Portugal, Espanha, França, Itália, Marrocos, Tunísia, Chipre, Egito, Grécia, Jordânia e Líbano, contando igualmente com a participação da Comissão Europeia.

A realização deste encontro em Lisboa reforça o compromisso do CNECV com a cooperação internacional em ética e bioética e com a promoção do diálogo entre instituições que enfrentam desafios éticos comuns no espaço euro-mediterrânico.

Agência Digital