Notícias

03-11-2022

Presidente do CNECV intervém na Conferência “PT-MedGen - Estratégia Nacional para a Medicina Genómica"

No dia 3 de novembro, a Presidente do CNECV, Maria do Céu Patrão Neves, participou na mesa redonda da Conferência de lançamento da iniciativa “PT-MedGen - Estratégia Nacional para a Medicina Genómica”, no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – INSA, em Lisboa. 

Maria do Céu Patrão Neves problematizou os aspetos éticos da sequenciação do genoma humano no contexto da medicina de precisão em torno de três dimensões fundamentais: 1) a individual, em que o consentimento informado deve ser adaptado ao tipo de investigação em causa; 2) a renovada importância de valores como a equidade e solidariedade; e 3) a relação contratual entre as duas anteriores, isto é, a ciência como bem comum e o retorno de descobertas relevantes para a saúde individual.

Por fim, reiterou-se a influência da comunicação com o grande público como elemento fundamental para a construção de uma base sólida de confiança na ciência, evitando demagogias e expetativas irrealistas.

O projeto coordenado pelo INSA pretende sequenciar 15 mil genomas representativos da população portuguesa, como parte da iniciativa “1+MG”. A sua finalidade é a partilha de pelo menos um milhão de genomas sequenciados na União Europeia para fins de investigação biomédica.