Notícias

15-04-2026

Fórum Regional de Vila Nova de Gaia: Reflexão sobre ética, inclusão e políticas públicas - 14 de abril

No âmbito do projeto “Estados Gerais da Bioética”, uma iniciativa do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), realizou-se, no dia 14 de abril de 2026, o Fórum Regional de Vila Nova de Gaia, na Sala de Formação do Parque Biológico de Gaia. O encontro iniciou às 14h00 e terminou às 18h30, decorrendo sob o título “O Conselho Nacional de Ética em questão” e focado no tema “O Poder das Histórias Diferentes”.

A iniciativa teve como principal objetivo promover a reflexão e o diálogo sobre o papel e a missão do CNECV, recolhendo contributos e perceções de vários intervenientes da sociedade civil, com particular foco em áreas como a saúde mental, o apoio à deficiência e à neurodivergência e a inclusão social.

A sessão, organizada pela Conselheira Paula Pinto de Freitas, contou com a participação dos Conselheiros Miguel Ricou, Pedro Fevereiro e Rosalvo Almeida. A abertura do evento começou com a intervenção da Vereadora da Câmara Municipal de Gaia com o Pelouro dos Assuntos Sociais, Elizabete Silva, seguindo-se a intervenção do Diretor Municipal do Ambiente, Nuno Gomes Oliveira.

Após estas intervenções, a Conselheira Paula Pinto de Freitas enquadrou os objetivos desta iniciativa, tendo-se seguido a apresentação institucional do projeto “Estados Gerais da Bioética” pela voz do Conselheiro Pedro Fevereiro.

O debate foi dinamizado por três mesas redondas com os seguintes moderadores e oradores convidados:

•             Mesa Redonda 1 (Moderação: Paula Pinto de Freitas): Alexandre Quintanilha (ICBAS-UP), Elizabete Silva (CM Vila Nova de Gaia) e Ana Maria Gonçalves (APPDA Norte).

•             Mesa Redonda 2 (Moderação: Miguel Ricou): Jorge Sobrado (CM do Porto), Ana Sofia Pinto (ULSSA) e Marylin Oliveira (Associação de Solidariedade Internacional).

•             Mesa Redonda 3 (Moderação: Rosalvo Almeida): Constança Paúl (ICBAS-UP) e Jerónimo Sousa (Centro de Reabilitação Profissional de Gaia).

Os 17 representantes de diferentes setores da sociedade presentes neste Fórum Regional, desde académicos, a profissionais de saúde e justiça, decisores locais e dirigentes de associações de solidariedade e inclusão social debateram a necessidade de humanizar a tecnologia e a Inteligência Artificial, garantindo que o progresso não sacrifique a empatia e o "tempo humano" necessário nos cuidados de saúde.

Foram ainda abordados temas críticos como o combate ao estigma no envelhecimento e na neurodivergência, bem como as dificuldades enfrentadas pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social. Refletiu-se também sobre o papel das autarquias na aproximação da ética aos cidadãos e a importância de o CNECV ter maior visibilidade e influência direta nas políticas públicas.

@Crédito das Imagens: Cãmara de Vila Nova de Gaia

Agência Digital