Notícias

05-11-2022

Conferência “Leading Innovation, Changing Lives” com a participação da Presidente do CNECV

No dia 5 de novembro, a convite da organização, Maria do Céu Patrão Neves participou numa mesa redonda intitulada “O Impacto da Inteligência Artificial na Medicina do Presente e do Futuro”, no âmbito da conferência “Leading Innovation, Changing Lives”.

A Presidente do CNECV sublinhou a importância da reflexão ética para garantir que as novas tecnologias, e em particular a IA, se mantêm como meios de promoção do humano, individual e comunitariamente considerado, o único fim em si mesmo.
Sem obstaculizar o desenvolvimento do conhecimento científico e o progresso da inovação científica, a Ética permanece empenhada na implementação do que contribui para a realização pessoal e o bem-estar social, mitigando efeitos nefastos previsíveis.

Do painel fizeram ainda parte Hugo Gamboa, Professor de Engenharia da Computação, José Fragata, médico e Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa, e Válter Fonseca, Ex-Coordenador da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19.

Os prémios MSD distinguem, anualmente, um projeto de investigação através da atribuição de um prémio que permita a sua implementação, contribuindo assim para estimular a investigação científica no início da carreira médica.