Notícias

08-04-2022

O CNECV leva a Évora o debate sobre o impacto das tecnologias impulsionadas pela pandemia

A Universidade de Évora recebeu, no dia 7 de abril, a Quarta e última Sessão Pública de apresentação e debate do Relatório sobre o Estado da Aplicação das Novas Tecnologias.


A abertura da sessão esteve a cargo da Magnífica Reitora da Universidade de Évora. Ana Costa Freitas reconheceu o papel da pandemia no desenvolvimento de tecnologias importantes e enalteceu o contributo do relatório para a reflexão aprofundada sobre o seu impacto na vida das pessoas e das sociedades. A importância da cooperação científica global foi também sublinhada, particularizando o contributo da Universidade de Évora. A Presidente do CNECV, Maria do Céu Patrão Neves, alertou para a importância de enquadrar o desenvolvimento tecnológico e científico na vivência dos cidadãos, num quadro partilhado de valores que oriente as opções e decisões. Agradeceu à Magnífica Reitora da UÉ, em nome do CNECV, o acolhimento e todo o apoio dado ao CNECV e às suas iniciativas.

O primeiro Painel da sessão moderado pelo Conselheiro Rosalvo Almeida, contou com a intervenção de três especialistas:


João Figueiredo, Engenheiro, com Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, Lisboa, na especialidade Robótica e Controlo. Detentor de um Master in Business Administration pela Universidade Nova de Lisboa, é Diretor do Departamento de Engenharia Mecatrónica da UÉ.

Dulce Gomes, Professora Auxiliar do Departamento de Matemática da Universidade de Évora e investigadora do Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA). É licenciada em Probabilidades e Estatística pela UÉ, mestre em Probabilidades e Estatística pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorada em Matemática pela UÉ.

Clévio Nóbrega, Diretor do Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI) da UAlg, é Licenciado em Biologia e Doutorado em Biologia Molecular e Citogenética e trabalha na área das Ciências Médicas e da Saúde - Medicina Básica – Neurociências, Biotecnologia Médica. É investigador principal na área das neurociências moleculares e da terapia genética.

No segundo Painel, moderado pela Conselheira Inês Godinho, participaram três especialistas:

best crossbow

Carlos Alberto Silva, Professor Catedrático da UÉ com doutoramento em Sociologia e Mestrado em Sociologia por esta universidade. Desenvolve a sua atividade na área da Sociologia das Organizações e da Saúde, dos Recursos Humanos e do Desenvolvimento Sustentável.

Constança Biscaia, Professora Associada do Departamento de Psicologia da UÉ, Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta / Psicanalista. Foi vogal da primeira Direção da Ordem dos Psicólogos, onde integrou o primeiro Conselho de Especialidade da Psicologia Clínica e da Saúde. Do you know these best crossbow brands?

Maria Fernanda Henriques,jubilada, Professora Emérita da UÉ, Licenciatura e Mestrado em Filosofia pela Univ. de Lisboa e Doutoramento em Filosofia pela UÉ. Criou e dirigiu o Mestrado em Questões de Género e Educação para a Cidadania, foi Diretora do Curso de Doutoramento em Filosofia da UÉ até 2011 e foi Conselheira do CNECV de 2003 a 2008.


Os comentários finais e encerramento estiveram a cargo do Conselheiro Pedro Fevereiro, que após a súmula da intervenção dos especialistas da tarde concluiu o ciclo de sessões públicas o compromisso do CNECV de devolver à sociedade o resultado final do relatório sobre o Estado da Aplicação das Novas Tecnologias à Vida, com as formulações e recomendações enriquecidas por quatro meses de reflexão e debate.