Notícias

04-02-2026

Portugal, Espanha e Itália avançam na elaboração de parecer sobre IA na saúde

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) participou, no passado dia 30 de janeiro, numa reunião por videoconferência com os Comités de Ética de Espanha e de Itália, no âmbito da elaboração de um parecer conjunto sobre a responsabilidade em cuidados de saúde baseados em inteligência artificial, intitulado Liability in AI-Driven Healthcare.

A reunião contou com a presença da Presidente do CNECV, Maria do Céu Patrão Neves, bem como dos representantes dos comités de ética de Espanha, Juan Carlos Siurana, e de Itália, Stefano Semplici.

Durante o encontro, os participantes procederam à análise e atualização do documento de trabalho, integrando contributos recentes, e delinearam os próximos passos para a sua conclusão. Este trabalho conjunto, que tem como relatora do CNECV a Conselheira Inês Godinho, insere-se na cooperação entre os Comités de Ética de Portugal, Espanha e Itália em matérias relacionadas com os desafios éticos e jurídicos colocados pela utilização da inteligência artificial na área da saúde.

Conheça também o Livro Branco do CNECV Inteligência Artificial (IA): inquietações sociais, propostas éticas e orientações políticas.

Agência Digital