Notícias

21-02-2024

Galeria Fotográfica

Gallery Thumb 1
Gallery Thumb 1
Gallery Thumb 1
Gallery Thumb 1
Gallery Thumb 1
Gallery Thumb 1
Gallery Thumb 1
Gallery Thumb 1
Gallery Thumb 1
Gallery Thumb 1

Sessão pública reúne mais de uma centena participantes para debater Livro Branco sobre Inteligência Artificial

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) promoveu na Universidade do Minho, em Braga, uma sessão pública de reflexão sobre o Livro Branco "Inteligência Artificial: inquietações sociais, propostas éticas e orientações políticas”

A iniciativa, que decorreu a 16 de fevereiro, contou com cerca de 130 participantes e um amplo debate com muitas perguntas colocadas por alunos, professores e outros visitantes que integraram uma plateia heterogénea em idades e formações. 

O Livro Branco sobre IA está a ser preparado pelo grupo de trabalho do CNECV que se dedica à IA constituído pelos conselheiros Rui Nunes, Inês Godinho, Miguel Ricou e a Presidente Maria do Céu Patrão Neves. O objetivo do evento em Braga foi apresentar o trabalho desenvolvido até ao momento, mas também “ouvir a sociedade civil” de modo a recolher contributos, para tornar o livro branco mais plural e abrangente acerca dos expetativas e receios da sociedade face à implementação da IA nas ciências da vida. 

A sessão pública contou também com uma mesa-redonda onde estiveram presentes José Manuel Machado (diretor da Algoritmi – Universidade do Minho), Maria Goreti Marreiros (Instituto Superior de Engenharia do Porto - ISEP) e José L. Vilaça (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave - IPCA).

VEJA A GALERIA DE IMAGENS COMPLETA.

Agência Digital