Notícias

13-10-2022

Tomada de posse de Maria de Lurdes Martins e Helder Mota Filipe como membros do CNECV


Copyright: ©Arquivo Fotográfico da Assembleia da República. 
Fotógrafa: Sandra Ribeiro.

Maria de Lurdes Martins e Helder Mota Filipe designados, respetivamente, pela Ordem dos Enfermeiros e Ordem dos Farmacêuticos, tomaram posse esta quarta-feira, dia 12 de outubro, como Membros do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
 
A posse foi conferida pelo Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, numa sessão solene na Sala de Visitas da Presidência.
 
Lurdes Martins é docente e investigadora nas áreas da enfermagem Médico Cirúrgica, Cuidados Paliativos e Humanização em Saúde. Doutorada em Enfermagem (2010), Mestre em Ética e Teologia da Saúde (2000), especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica (1994), enfermeira (1984).
É ainda membro do Grupo Provincial de Bioética – Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, Membro da Comissão de Ética da Casa de Saúde da Idanha e Membro do Grupo de trabalho do Internacional Council of Nursing – Revison Code of Ethics (desde 2019) e Coordenadora Pedagógica do Curso de Pós-Graduação em Supervisão Clínica de Enfermagem. 

Helder Mota Filipe é licenciado em Ciências Farmacêuticas (1990), Doutor em Farmacologia (1996) e Especialista em Assuntos Regulamentares (2010). Atualmente, assume funções como Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Professor associado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Membro da Comissão Executiva da Comissão de Ética para a Investigação Clínica, Membro do Conselho Geral da Universidade do Algarve, Investigador principal do Instituto de Saúde Baseada na Evidência, Membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos (Infarmed). Desempenha ainda funções de Perito da Agência Europeia do Medicamento.

Notícia no Parlamento e Galeria de imagens