Margarida Silvestre é médica especialista em Ginecologia-Obstetrícia, subespecialista em Medicina da Reprodução pela Ordem dos Médicos e Assistente Hospitalar Graduada de Ginecologia-Obstetrícia. Exerce atividade clínica na CLINIMER - Clínica de Medicina da Reprodução, Centro Cirúrgico de Coimbra.
Doutorada em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa, é Professora de Ética Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), sendo coordenadora de uma pós-graduação e regente de 5 unidades curriculares na área da Ética em Saúde.
É atualmente Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Presidente do Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médica da Ordem dos Médicos, Senior Deputy of the SIG Ethics and Law Steering Committee of the European Society of Human Reproduction and Embryology, Presidente da Comissão de Ética da FMUC, Presidente do Colégio da Subespecialidade de Medicina da Reprodução da Ordem dos Médicos e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução, entre outros cargos.