Notícias

20-05-2024

CNECV e Fundação Champalimaud assinam protocolo de cooperação

A presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), Maria do Céu Patrão Neves, e a Presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, assinaram a 20 de maio um protocolo entre as duas instituições. O objetivo é reforçar a cooperação em áreas de interesse comum, sob as suas diferentes perspectivas, nomeadamente nos domínios da divulgação científica, educação, saúde, ciência e tecnologia.

Na ocasião, a Presidente do CNECV sublinhou a importância “de refletir sobre os impactos sociais e éticos do desenvolvimento do conhecimento científico e da inovação tecnológica, rejeitando qualquer interpretação da ética como obstaculizadora do progresso e sublinhando a sua intervenção determinante para que os ganhos dos avanços científico-tecnológicos não fiquem cativos de apenas alguns, mas beneficiem a sociedade como um todo”. A Presidente da Fundação Champalimaud lembrou que “esta casa está pensada para fazer coisas novas, para desenvolver a ciência e investigação científica”. 

Para assinalar a iniciativa decorreu no mesmo dia a sessão “Substâncias Psicadélicas: da investigação à terapia, riscos e benefícios”. A prova de que o trabalho conjunto já começou, como assinalou Leonor Beleza ou como reiterou Maria do Céu Patrão Neves “de que mesmo antes da assinatura, o protocolo já está em efetividade e isso é o máximo que se pode esperar”. 

Agência Digital