Notícias

16-09-2025

Galeria Fotográfica

Gallery Thumb 1
Gallery Thumb 1
Gallery Thumb 1
Gallery Thumb 1

Évora recebeu o primeiro Fórum Regional dos Estados Gerais da Bioética - 12 de setembro

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) promoveu, na passada sexta-feira, 12 de setembro, na Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, em Évora, o primeiro Fórum Regional dos Estados Gerais da Bioética.

A sessão de abertura contou com a intervenção do conselheiro Pedro Fevereiro, que apresentou os objetivos e a dinâmica dos Estados Gerais: uma iniciativa que se prolonga até julho de 2026 e que procura refletir sobre o papel do CNECV numa sociedade em acelerada transformação. A conselheira Maria Lurdes Martins também participou na sessão, intervindo brevemente para sublinhar a importância dos Estados Gerais no reforço da ligação entre o CNECV e a sociedade.

O debate envolveu vários médicos e profissionais de saúde, que partilharam perspetivas sobre o presente e o futuro do Conselho. Entre as ideias transmitidas, destaca-se a necessidade de promover uma maior aproximação e criar sinergias com a sociedade.

A intervenção final foi realizada pelo conselheiro Carlos Cortes, que organizou este Fórum Regional dos Estados Gerais da Bioética em Évora, sublinhando a relevância do diálogo aberto entre o Conselho, a comunidade académica, os profissionais de saúde e os cidadãos.

Os Fóruns Regionais decorrem de norte a sul do país e têm como missão ouvir estudantes, investigadores, profissionais e decisores, dando a conhecer a missão e competências do CNECV e recolhendo expectativas sobre o seu desempenho.

Créditos das Fotografias: CNECV/Marisa Caetano

Agência Digital